#07 – Marte Ataca!

Poster americano, meio retrô.

Assisti “Marte Ataca!” na televisão há muitos anos, mas revi recentemente. Se podemos falar em um “Tim Burton puro-sangue”, este é um caso. O filme é carregado de humor negro e, assim como “Edward Mãos de Tesoura”, atualiza as referências de infância e adolescência do Tim, unindo a ficção, o bizarro e o humor negro às críticas – às vezes sutis, às vezes nem tanto – ao estereótipos da sociedade estadunidense.

Todavia, “Marte Ataca!” não é um de seus filmes mais populares, apesar de ter nomes de peso no elenco e de trazer tantas das características mais evidentes dos trabalhos de Burton, como as cores fortes, o humor, o ar retrô, efeitos com stop-motion…

É interessante observar que as equipes técnicas e os elencos são constantemente formados por profissionais que já trabalharam mais vezes com o diretor. A impressão que tenho disto é que ele busca, através dessa repetição, manter uma estética multimídia própria – e se for mesmo esta a intenção, está conseguindo muito bem, pois é comum ver pessoas comentando que alguma coisa é “tão Tim Burton”.

[mais]

Baseado nos personagens de uma série de figurinhas homônimas, lançadas em 1962 nos EUA, criados por Len Brown, Woody Gelman, Wally Wood, Bob Powell e Norm Saunders.

Direção: Tim Burton
Figurino: Colleen Atwood
Origem: EUA
Gênero: Ficção Científica
Roteiro: Jonathan Gems
Música: Danny Elfman

No IMDB.
No Adoro Cinema.
No TorrentButler.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s