#21 – O Solar Maldito (1960)

Poster original.

A única informação em português que consegui encontrar sobre este filme foi o título, “O Solar Maldito”, que francamente me seduz menos que o original “House of Usher” ou “A Casa de Usher”. Isso porque o filme é uma adaptação do conto “A Queda da Casa de Usher” de Edgar Allan Poe, e o título nacional não faz essa referẽncia.
Este conto foi o primeiro entre vários adaptados em sequência, contando com a direção de Roger Corman e protagonizados por Vincent Price – os outros foram “Mansão do Terror” (1961), “Muralhas do Pavor” (1962), “O Corvo” (1963), “O Castelo Assombrado” (1963), “A Máscara da Morte Vermelha” (1964) e “O Túmulo Sinistro”(1964).
Gosto muito dessas histórias, que costumo chamar de “terror clássico”, mas não consegui encontrar nenhuma definição confiável para nomear o gênero. Não sei se é terror ou horror, ou se posso chamar de literatura gótica. De qualquer forma, me agradam os enredos sombrios que trazem mais atmosfera do que sangue jorrando e “O Solar Maldito” é exatamente assim: a antiga casa ruindo, a região desolada, os antepassados criminosos, o comportamento excêntrico de Roderick Usher, tudo contribuindo para criar um clima tenso.
Fiquei com muita vontade de ver todos os outros filmes e, claro, de ler todos os contos, pois por uma estranha coincidência, de todos que li do Poe, nenhum faz parte desta série de adaptações.

[mais]

Adaptação do conto “A Queda da Casa de Usher”, do escritor estadunidense Edgar Allan Poe, publicado originalmente em 1839, presente em diversas coletâneas de contos do autor.

Direção: Roger Corman
Figurino: Marjorie Corso
Origem: EUA
Gênero: Horror
Roteiro: Richard Matheson
Música: Les Baxter

No IMDB.
Na Wikipédia, em espanhol.

Um comentário em “#21 – O Solar Maldito (1960)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s