#29 – Janela Indiscreta

Poster alemão.

Assisti “Janela Indiscreta” há alguns anos, na época que alugava dezenas de filmes por semana em parceria com duas amigas.
Os elementos do filme tem muita qualidade em conjunto, mas alguns me marcaram mais: o desenrolar da trama a partir do ponto de vista de um personagem confinado, as formas e a estética do cenário, o mergulho do protagonista no universo – criado por ele mesmo – de seus vizinhos, os figurinos da lendária Edith Head e, claro, Grace Kelly.
Aliás, confesso a vocês que o vestido preto e branco que a Grace Kelly usou neste filme era uma coisa que eu gostaria muito de ver de perto, mas infelizmente a peça não fazia parte do acervo – enorme e lindo – da exposição que passou pela FAAP no começo do ano.

Figurino de Grace Kelly criado por Edith Head.

Mas vamos ao filme!
Jeff, um fotógrafo, se acidenta e fica confinado em seu apartamento enquanto se recupera da fratura. Enquanto os dias passam, ele vai desenvolvendo o hábito de observar o cotidiano de seus vizinhos, e a partir das cenas recortadas que vê pelas janelas, compõe o “retrato” de cada um, até encontrar um acontecimento suspeito e desconfiar que ocorreu um crime.
A vista que Jeff tem de sua janela foi trabalhada de uma maneira que parece uma parede cheia de fotografias vivas, absolutamente interessante.
Na época, estava muito curiosa também para ver a atuação de Grace Kelly, pois ouvia muitos comentários sobre a “princesa”, mas nunca tinha visto nenhum filme com ela.
E ela vem pra arrematar como Lisa Carol Fremont, namorada de Jeff, com quem ele compartilha suas observações. Segundo o blog Bainha de Fita Crepe, Lisa é modelo, veste roupas da alta moda da época – e dá espaço para Edith Head criar um figurino lindo, desses que a gente fica até com vontade de copiar e sair usando mesmo sem saber exatamente onde.

[mais]

Adaptação do conto “It Had to Be Murder” de Cornell Woolrich, publicado no Brasil em 2008, pela Companhia das Letras, no livro Janela Indiscreta e Outras Histórias.

Direção: Alfred Hitchcock
Figurino: Edith Head
Origem: EUA
Gênero: Suspense
Roteiro: John Michael Hayes
Música: Franz Waxman

No IMDB.
No Adoro Cinema.
No TorrentButler.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s