#31 – O Mundo Imaginário de Doutor Parnassus

Poster original.

A relação que estabeleço entre “O Mundo Imaginário de Doutor Parnassus” e “Psicose” é bem simples: foram vistos no mesmo dia, em sequência – embora este tenha sido visto primeiro.
Com a morte de Heath Ledger durante as filmagens, pensei que o filme nem seria concluído, mas felizmente me enganei e, além de a solução encontrada ser bem criativa, tornou-se uma bela homenagem ao ator.
Johnny Depp, Jude Law e Collin Farrell entraram no filme, cada um assumindo uma das “transformações” de Tony, personagem originalmente de Ledger – e a caracterização dos dois primeiros ficou boa o suficiente para que suas semelhanças com o colega falecido fossem ressaltadas e até nos confundisse num olhar menos atento.
A estética toda do filme é muito boa – tanto que foi até indicado ao Oscar pela direção de arte e pelos figurinos e ao Bafta pela direção de arte e pela maquiagem – tem um traço meio pós-punk. Inclusive, a modelo Lily Cole, que interpreta Valentina, poderia muito bem ser uma dessas delicadas “mocinhas góticas” de filmes como os do Tim Burton, que frequentemente trabalha com esse mesmo traço.
O filme esteve pouco tempo em cartaz nos cinemas – passou pela Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2009, e por algumas salas em um breve e pouco divulgado período em 2010, eu mesma não consegui vê-lo na telona.
O enredo aborda dois pactos paralelos: as eternas apostas entre Parnassus e o Diabo, que podem custar a alma de Valentina – filha de Parnassus – e os acordos feitos por Tony com a máfia russa, da qual tenta escapar. E é a partir do momento que estes dois pactos se cruzam que o show realmente começa.

[mais]

O Oscar de melhor figurino em 2010 estava disputado por muitas coisas boas [ver os indicados], é até difícil dizer qual merecia mais. Mas, sem dúvidas, a indicação de “O Mundo Imaginário de Doutor Parnassus” foi merecida.

Direção: Terry Gilliam
Figurino: Monique Prudhomme
Origem: Reino Unido, Canadá, França
Gênero: Fantasia
Roteiro: Terry Gilliam e Charles McKeown
Música: Jeff Danna e Mychael Danna

No IMDB.
No Adoro Cinema.
No TorrentButler.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s