#34 – Entrevista com o Vampiro

Poster original.

“Entrevista com o Vampiro” é um dos melhores filmes sobre vampiros que já vi – e revi incontáveis vezes.
Se por um lado Anne Rice constrói seus vampiros rompendo com alguns elementos tradicionais, como crucifixos e espelhos, por outro lado, além de fazê-lo muito bem, constrói personagens muito expressivos.
É um dos raros casos onde gosto mais da adaptação cinematográfica do que do livro, mas o mérito continua sendo da própria autora em grande parte, pois o roteiro do longa foi escrito por ela mesma.
Nem vou perder tempo fazendo comparações com a Stephanie Meyer, pois apesar de ser tentador, creio que isso já foi feito exaustivamente nos últimos anos, também porque da Annie Rice eu li dois livros, da Stephanie Meyer eu não li nenhum – e porque a outra adaptação feita das Crônicas Vampirescas é um filme que prefiro desconsiderar um pouco, pois perto da excelência de “Entrevista”, ele desaparece.
Inicialmente, falarei de Tom Cruise como Lestat – até hoje insisto que ele na verdade é um vampiro que se disfarça de ator, pois a forma como interpretou Lestat é perfeita, surpreendeu até mesmo Anne Rice, que na época preferia outro ator, mas depois se retratou com o Tom. Dos filmes que vi com Cruise, este é seu melhor personagem – mas confesso que não vi tantos filmes dele para afirmar que é o melhor de sua carreira. Mas que Lestat por si só é um personagem apaixonante, não posso negar.
Em oposição, está Louis. Tenho vontade de bater no Louis a maior parte do tempo por ficar arrastando sua “culpa cristã” por séculos. Mas se levar em consideração que ele era humano no período romântico, esse comportamento faz todo o sentido, pode ser identificado com o Werther (de Goethe).
Kirsten Dunst tinha 12 anos quando interpretou a vampira Claudia, e fez isso com uma intensidade que nunca mais vi em nenhuma de suas personagens (ainda não vi esse último filme do Lars Von Trier, mas pelo que conheço do cineasta, desconfio que possa ter explorado essa intensidade em “Melancolia”), principalmente quando a personagem se torna uma “adulta eternamente presa em um corpo de criança”, com um olhar mais distante e atitudes imprevisíveis.
Oito anos depois de “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos“, Antonio Banderas encarna Armand, o líder dos vampiros que vivem em Paris. Não sei o que motivou a escolha de Banderas para interpretar Armand, já que nos livros é descrito com uma aparência extremamente jovem, enquanto o ator já estava com 34 anos, mas de qualquer forma a passagem dos vampiros americanos pelo “Teatro dos Vampiros” é muito boa.
Os cenários e figurinos são uma beleza a parte, traduzindo estéticamente épocas e situações tão diversas quanto a personalidade dos vampiros que circulam pelos 200 anos abrangidos por esta história.

[mais]

Adaptação do livro “Entrevista com o Vampiro”, publicado por Anne Rice em 1976. A tradução para o português foi feita por Clarice Lispector – na edição com a capa lilás, comercializada pela Rocco até o começo dos anos 2000, posso dizer com certeza que é esta tradução, pois é o exemplar que possuo. Não tenho informação sobre as novas edições, mas acredito que seja a mesma.

Título Original: Interview with the Vampire: The Vampire Chronicles
Origem e Ano: EUA, 1994
Direção: Neil Jordan
Roteiro: Anne Rice
Gênero: Drama
Figurino: Sandy Powell
Música: Elliot Goldenthal

No IMDB.
No Adoro Cinema.
No TorrentButler.

4 comentários sobre “#34 – Entrevista com o Vampiro

  1. Pingback: #35 – Drácula de Bram Stoker « cinematic

  2. Pingback: #41 – Fome de Viver « cinematic

  3. Pingback: #60 – Ilha do Medo « cinematic

  4. Pingback: #91 – A Outra « cinematic

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s