#43 – Onde Andará Dulce Veiga?

Poster original.

“Onde Andará Dulce Veiga?” era um filme que eu tinha muito medo de assistir, pois adaptava para o cinema um dos meus livros preferidos com um elenco cheio de “globais”.
Mas, como devoradora de livros do Caio Fernando Abreu que sou, lá estava eu no Belas Artes, em outubro de 2007, para ver uma das poucas exibições do filme durante a 31ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Perdi os primeiros segundos da exibição, mas não saí da sala antes de acabar os créditos. E, exceto pela modificação pasteurizada da cena final, que me aborreceu horrores, o filme é muito bom.
Hoje me pergunto “onde andará o filme?”, pois não consegui encontrá-lo em dvd nem em torrent. No máximo, consegui assistir novamente online. Conta a história de um jornalista que, ao descobrir que a vocalista de uma nova banda de rock é filha de uma antiga diva do rádio, passa a investigar o paradeiro da mãe, que desapareceu misteriosamente durante as gravações de um filme há décadas atrás.
Em uma mistura de ilusões e memórias do jornalista – que no livro não tem nome, mas no filme foi batizado de Caio – com a investigação que o leva a lugares inusitados, o longa atravessa o submundo ao som de canções muitas vezes inspiradas em textos do próprio Caio Fernando Abreu, além de ter outras referências até nos créditos finais. A adaptação e direção ficaram por conta de Guilherme de Almeida Prado, que foi amigo do Caio, e talvez por isso não tenha deixado a história se perder.
Quanto às músicas, enquanto para o cinema foi composta uma trilha original, no livro a canção que faz o jornalista se lembrar de Dulce Veiga é “Nada Além“, de Orlando Silva.

[mais]

Adaptação do livro Onde Andará Dulce Veiga? – Um Romance B, de Caio Fernando Abreu, publicado em 1990.
Caio nasceu em 12 de setembro de 1948, em Santiago-RS. Morreu aos 47 anos, no dia 25 de fevereiro de 1996, em Porto Alegre-RS. Hoje completaria 63 anos.

Título Original: “Onde Andará Dulce Veiga?”
Origem e Ano: Brasil, 2007
Direção: Guilherme de Almeida Prado
Roteiro: Guilherme de Almeida Prado
Gênero: Drama
Figurino: Fábio Namatame
Música: Hermelino Neder

No IMDB.
No Adoro Cinema.
Roteiro integral, no site da Imprensa Oficial.

2 comentários sobre “#43 – Onde Andará Dulce Veiga?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s