#44 – O Retrato de Dorian Gray

Poster horizontal original.

Quando assisti “O Retrato de Dorian Gray”, eu gostei. Não que o longa seja um marco de excelência cinematográfica, mas reconheci nele várias coisas que havia visto no livro. Agora, reunindo material para postar, vi críticas que despedaçavam o filme. A única conclusão que consigo ter nesses casos é que preciso reler – de preferência com uma tradução melhor – e rever o filme. Ou simplesmente ignorar e ver alguma outra adaptação, já que desde 1910, o texto de Wilde já teve dezenas de versões cinematográficas em diversos países, além de Dorian ter se tornado um ícone, como Drácula ou Sherlock Holmes, aparecendo ou inspirando outras histórias.
Mas pelo menos o ator escolhido para ser o Dorian Gray desta versão, Ben Barnes, é mais bonito – o que neste caso é fundamental pro enredo fazer sentido – do que o que interpretou o personagem em “A Liga Extraordinária“. Alguém comentou a semelhança do ator com o próprio Wilde, e acredito que sua caracterização tenha mesmo sido inspirada pelo estilo dandi do autor.
Este filme foi lançado originalmente em 2009, mas só chegou ao Brasil em 2011 – evidentemente para aproveitar que Colin Firth foi indicado ao oscar de melhor ator por “O Discurso do Rei”.
Enquanto não formulo uma opinião mais consistente sobre o longa em si, guardo na memória a agradável experiência de tê-lo assistido tomando sorvete com o namorado, depois de um passeio de bicicleta.

[mais]

Adaptação de O Retrato de Dorian Gray

Título Original: Dorian Gray
Origem e Ano: Reino Unido, 2009
Direção: Oliver Parker
Roteiro: Toby Finlay
Gênero: Suspense
Figurino: Ruth Myers
Música: Charlie Mole

No IMDB.
No Adoro Cinema.
No TorrentButler.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s