#47 – Batman (1989)

Poster original

Um ano depois de “Beetlejuice”, Tim Burton colocava mais um importante trabalho nas telas: “Batman”, sua controversa adaptação dos quadrinhos do morcego, lançado na comemoração de 50 anos do personagem.
Michael Keaton novamente protagoniza o longa, mas ao revê-lo como Beetlejuice recentemente, foi difícil não pensar que teria sido melhor como algum vilão do que como Batman.
Aliás, o Coringa de Jack Nicholson e o de Heath Ledger foram exaustivamente comparados, e a respeito disso eu só posso dizer uma coisa: da mesma forma que nas ilustrações dos quadrinhos, esta é uma comparação muito relativa. Acho as duas versões do personagem excelentes e os dois atores merecem todos os méritos que puderem ter, pois não deve ser um vilão fácil de interpretar, tanto que quando o Ledger morreu houve muitos comentários sobre ele ter se desestabilizado emocionalmente após este papel.
Na real, acho uma das coisas que me faz gostar tanto deste filme é justamente o Jack Nicholson. O elenco foi questionado até por Bob Kane, e havia uma lista bem mais interessante de nomes que poderiam ter encarnado o herói e a mocinha [confiram aqui].
Também não posso negar que a estética da Gothan City de Tim Burton é a que mais me agrada, e que ver esses filmes na infância influenciaram meus gostos pela vida inteira.
Faço uma observação sobre o figurino: frequentemente, as mocinhas de Tim Burton vestem branco – neste aqui, Vicki Vale vai à festa de Bruce Wayne vestindo branco, inclusive tenho uma revista em casa com o molde para fazer uma réplica deste vestido.

[mais]

Algumas cenas do filme.

Foi premiado com o Oscar de Melhor Direção de Arte em 1990.

A história do filme foi criada por Sam Hamm com personagens de Bob Kane. A primeira aparição do morcego foi em 1939, e já em 1940 ganhou um título próprio devido à grande popularidade. Batman se tornou um ícone da cultura pop, talvez com tanta força quanto Drácula e outros personagens de ficção. Este filme é, até onde consegui descobrir, a terceira adaptação cinematográfica dos quadrinhos, as anteriores foram feitas em 1943 e 1966.

Título Original: Batman
Origem e Ano: EUA e Reino Unido, 1989
Direção: Tim Burton
Roteiro: Sam Hamm e Warren Skaaren
Gênero: Aventura
Figurino: Bob Ringwood
Música: Danny Elfman

No IMDB.
No Adoro Cinema.
Peguei a imagem das cenas aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s