#48 – Batman Returns

Poster original, no melhor estilo Tim Burton

Perdi a conta de quantas vezes assisti “Batman Returns”. Foi o segundo longa do Batman dirigido por Tim Burton, tão controverso quanto o primeiro. De qualquer maneira, é um dos meus preferidos também, tem aquela mesma pegada ‘dark’ do anterior, que Tim Burton domina tão bem.
Soube que Michele Pfeiffer foi cotada para ser Vicki Vane e ainda bem que não ficou com o papel, pois sua Mulher Gato é fantástica. É interessante notar que, como Nina, de “Cisne Negro”, Selina Kyle é uma mulher infantilizada, com a sexualidade reprimida e, ao assumir sua personalidade felina, rompe com tudo isso – o que fica ainda mais evidente por sua roupa preta ser de vinil, que remete ao fetiche.
Christopher Walken tem uma expressão fria que o torna muito convincente como vilão – e neste caso é interessante, pois seu nome é “Max Shreck”, que é o nome do ator que interpretou o Nosferatu no filme homônimo de 1922.
O Pinguim me dava muito medo na infância. Anos depois, tenho uma percepção diferente, é como se ele fosse uma mistura de Frankenstein com Corcunda de Notre Dame – uma criança deformada que, desprezada pelos pais, começa a se revoltar com o mundo que o excluiu e decide destruir o que puder para se vingar. Os trejeitos que Danny DeVito empresta ao personagem contribuem para deixá-lo ainda mais assustador e incômodo.
E o Batman. É difícil falar do Batman do Michael Keaton, acho que ele encarnou o lado mais insosso do herói, que está ali para salvar o dia e fim, não explorou toda a complexidade potencial que tem no Cavaleiro das Trevas.

[mais]

Roteiro baseado em história de Daniel Waters e Sam Hamm, com personagens criados por Bob Kane.

Título Original: Batman Returns
Origem e Ano: EUA e Reino Unido, 1992
Direção: Tim Burton
Roteiro: Daniel Waters
Gênero: Aventura
Figurino: Bob Ringwood
Música: Danny Elfman

No IMDB.
No Adoro Cinema.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s