#73 – João e Maria: Caçadores de Bruxas

Joao-e-Maria-Cacadores-de-Bruxas-poster-07Dez2012
Poster brasileiro.

Há alguns anos é moda entre os estúdios de cinema reapresentar contos-de-fada tradicionais repaginados, seja recontando a história de um jeito mais divertido ou mais sombrio.

Talvez motivados pelo sucesso dos filmes do ogro verde Shrek, ou pegando carona no sucesso de bilheteria que foi a continuação de Alice no País das Maravilhas de Tim Burton, desde 2010 estas versões estão sempre presentes nas temporadas. Recentemente nós tivemos, além de João e Maria: Caçadores de Bruxas, Branca de Neve e o Caçador, Jack, o Caçador de Gigantes, A Garota da Capa Vermelha, e já estão previstas outras, como a versão de Cinderella – com o gatinho Richard Madden como o príncipe.

Porém, os filmes não estão agradando tanto, possivelmente por serem apenas mais do mesmo – e não pelos contos-de-fada. Aventuras cheias de efeitos especiais e coisas voando para justificar o 3D, que por vezes contam a história sem aprofundamento nenhum e com todas as coisas previsíveis que um roteiro “de herói” pode ter.

Neste João e Maria o que se salva são alguns elementos. Os figurinos e armas tem muito de steampunk, o que é muito interessante, o João sofre as consequências por ter sido engordado pela bruxa na infância e a animação no início do filme é muito bem feita.

O resto me fez lembrar de filmes como Matrix, Abracadabra e A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, mas sem grande emoção. A história tinha potencial, já que João e Maria é um conto bem sinistro, e sua continuação tinha tudo para ser também – mas se perde em um roteiro fraco.

[mais]
Baseado nos personagens do conto tradicional alemão “Hänsel und Gretel”, coletado pelos irmãos Grimm em 1812. No Brasil o conto é conhecido como “João e Maria”. Os nomes no título original são os diminutivos dos nomes Johannes e Margarete.

Jeremy Renner, o João, é o Gavião Arqueiro nos filmes da Marvel sobre Os Vingadores, e Famke Janssen, a bruxa Muriel, é a Jean Grey dos X-Men.

Título Original: Hansel & Gretel: Witch Hunters
Origem e Ano: Alemanha e EUA, 2013
Direção: Tommy Wirkola
Roteiro: Tommy Wirkola
Gênero: Fantasia
Figurino: Marlene Stewart
Música: Atli Örvarsson

No IMDB.
No Adoro Cinema.
No TorrentButler.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s