#76 – Valente

76-valente-poster-brasil-2
Poster brasileiro.

Assisti Valente pela primeira vez há um tempo, em um voo da KLM a caminho de Amsterdã – onde não devo ter passado mais que uma hora, mal deu pra explorar o aeroporto – o segundo voo da nossa “expedição” para a Suécia. Faz seis meses e relembrar os filmes que vi nos voos e durante nossa estadia por lá também é um jeito de relembrar a viagem.

Confesso que estava um pouco apreensiva, pois era a primeira viagem desse porte e tive medo de ter algum tipo de crise de pânico por ficar tanto tempo em um avião – mas, felizmente, o sistema de entretenimento funcionou muito bem comigo tanto na ida quanto na volta.

Este foi o primeiro filme que vi nessa jornada – e revi recentemente, com legendas em inglês pois decidi aceitar este desafio como treinamento. A animação conta a história da princesa Mérida, que não quer seguir os protocolos pois deseja traçar seus próprios caminhos, mas acaba fazendo uma escolha equivocada para fazer valer sua vontade.

Além de ser uma animação excelente, com um detalhamento incrível – da textura dos tecidos aos fragmentos de madeira que aparecem em algumas cenas – o filme tem várias mensagens bacanas – sobre desejos imprudentes, sobre imposições de comportamento e sobre o quanto o diálogo é importante para evitar desentendimentos entre pessoas que se amam.

E, bem diferente dos contos de fadas clássicos, o “final feliz” não tem nada a ver com casar com o príncipe encantado – na verdade, nem existe uma figura masculina muito “virtuosa” em Valente – e ser feliz para sempre, o que eu julgo uma grande evolução.

[mais]

Em 2013 recebeu o Oscar de Melhor Animação.

Título Original: Brave
Origem e Ano: EUA, 2012
Direção: Mark Andrews, Brenda Chapman e Steve Purcell
Roteiro: Mark Andrews, Steve Purcell, Brenda Chapman, Irene Mecchi e Michael Arndt
Gênero: Animação
Música: Patrick Doyle

No IMDB.
No Adoro Cinema.
No TorrentButler.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s